Tecnologia de Informação móvel e sem fio
O presente artigo relata a adoção de nova tecnologia por uma das cinco maiores concessionárias de energia elétrica do Brasil, e também da adaptação de seus funcionários. Trata-se da implantação de uma tecnologia de informação móvel e sem fio com a finalidade de otimizar o atendimento, cumprindo assim as obrigações legais que estas concessionárias devem seguir. Estas e outras concessionárias de energia elétrica são submetidas a um conjunto rígido de regras, que tem como objetivo a oferta de um serviço de qualidade aos consumidores, sendo assim, é importante que a empresa faça uso dos avanços tecnológicos para inovar, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. A falta de energia gera desconforto ao consumidor e prejuízo à concessionária, portanto, situações de emergência devem ser resolvidas rapidamente, sendo necessária eficiente comunicação entre a base e os eletricistas, para isso, hoje faz-se uso de novas tecnologias utilizadas na comunicação, melhorando a qualidade dos dados e rapidez de operações.
A tecnologia utilizada neste estudo é a TIMS (Tecnologia de Informação Móvel e Sem fio), difundida entre milhões de usuários no Brasil. A possibilidade de uso de TIM é decorrente da vantagem alcançada na capacidade de processamento, armazenamento e transporte de informações encontrada em dispositivos portáteis. Em virtude destes pontos positivos, a concessionária de energia adotou o smartphone (um telefone móvel inteligente composto de PDA e telefone celular) como ferramenta de comunicação. Este artigo também buscou estudar como foi a aceitação desta tecnologia por parte dos usuários (eletricistas).
A empresa estudada é conhecida como inovadora no uso de novas tecnologias, porém encontrou dificuldades na implantação do recurso, uma vez que seus funcionários demonstravam resistência em utilizar o novo equipamento. De acordo com o histórico da