Tecnologia de Gestão
Capítulo I
A mudança nas Organizações
Toda mudança que envolve o conhecimento individual, é relativamente simples e demanda pouco tempo e recursos, mas quando se almeja a mudança de comportamento de um grupo, é preciso que se considere o grau de dificuldade, pois este comtempla aspectos motivacionais.
Muitos estudiosos buscaram entender a dinâmica das organizações e isso resultou em teorias da Administração.
De acordo com Caravantes, os precursores das teorias da administração dividiram-se em duas abordagens: Administração Científica e a Teoria Clássica da Administração.
Com a mudança organizacional, as empresas devem preparar-se para mudar e é indispensável que tenham estabilidade alta para que possam implementar mudanças. As organizações precisam estar atentas as novas demandas da moderna sociedade, por que ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto as ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade.
Para uma organização obter o máximo resultado é preciso entender quais são e como funcionam os vários processos existentes, pois uma organização que conhece cada etapa de seu processo é mais flexível, adaptando-se as mudanças com maior velocidade e eficácia.
Paradigmas
Paradigmas é um padrão estabelecido pela empresa. Ou ainda pode ser estabelecido como crenças, valores e técnicas compartilhadas dentro de uma comunidade.
Quebra de Paradigmas
Quebra de paradigmas é não seguir o determinado modelo já proposto.
Capítulo II
Gestão
Gestão é o ato de gerenciar e administrar.
A importância do gestor organizacional e da consultoria.
O gestor ou antigo administrador deve ser capaz de planejar, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. Atualmente a exigência está acentuada, uma enorme pressão