Tecnologia de Gestão
Atualmente o gestor também pode ser chamado de “administrador”, devido a evolução do mundo dos negócios o administrador atribuiu muitas responsabilidades que complementam suas funções, e essas responsabilidades devem atender as necessidades e exigências do mundo corporativo.
Para a formação de um gestor devemos levar em consideração alguns fatores, tais como realizar um trabalho estratégico e analisar a parte comportamental até suas competências profissionais. Para facilitar a empresa deve selecionar os profissionais com competência que tenham habilidades, conhecimento e atitudes. A partir da seleção a organização promoverá um treinamento, direcionando suas competências e esforços nos sentidos estratégicos da empresa.
Um gestor organizacional deve ter capacidade de fazer um planejamento estratégico, alocar recursos humanos, naturais e materiais, de modo que a maioria dos objetivos traçado pela empresa seja alcançado. As principais características que chamam atenção na seleção são: criatividade, racionalização dos processos e com propósito de eliminar desperdícios, que contribui para a flexibilização do sistema.
As funções de um gestor são basicamente:
• Ter uma visão de longo prazo.
• Realizar pesquisas frequentemente do mundo dos negócios.
• Formular estratégias, colocar em prática e monitorá-las.
• Contemplar princípios e ética.
• Responsabilidade Social
• Ter a certeza que o conhecimento será compartilhado.
• Equacionar e gerenciar recursos e valores: financeiro, humano, naturais, materiais, e outros, para potencializar os resultados da empresa.
Portanto a melhor forma de uma empresa trabalhar é preparando os gestores para futuras mudanças e incertezas, pois o que move o mercado é a inovação e a tecnologia, com a realização deste processo a organização sairá na frente.
Entrevista:
Qual seu pensamento sobre gestor organizacional?
- Um gestor organizacional exerce um papel muito importante dentro da empresa, podemos dizer que