TECNOLOGIA DE GESTAO
A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.Aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas. Consideramos que é um atributo essencial e diferenciador de alguma coisa ou de alguém, como uma medida de valor ou excelência, como a adequação ao uso.
Os princípios básicos da qualidade total são:Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro continua obtido com o domínio da qualidade;Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais elevada prioridade (Pareto);Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em factos;Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados;Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das causas fundamentais;O cliente é Rei. Não se permitir servi-lo se não com produtos de qualidade;A prevenção deve ser a tão montante quanto possível;Na lógica anglo-saxônica de “trial and error”, nunca permitir que um problema se repita.
Quando falamos em processos, há claramente a necessidade em assegurar um conjunto de atividades essenciais para o planejamento, desenvolvimento e implementação de um serviço, devemos ser eficientes, mas também eficazes, existindo uma integração plena ao longo de toda a organização. Resumindo podemos dar uma amostra de boas práticas tendo em vista a excelência: os clientes são o centro do negócio; direção clara e postura responsável; aprendizagem contínua e inovação;