Tecnologia da Informação
Sistema de informação é o elemento principal da organização, seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações para apoiar as funções ou processos organizacionais. Um sistema é composto por subsistemas relacionando as pessoas, processos, informações e documentos, envolvendo todas as áreas direta e indiretamente. Sua implementação tem como elemento atuar como um colaborador na busca de vantagens competitivas, no entanto para que isto aconteça é necessário processo de implementação, no entanto está tarefa de implementar um novo sistema dentro da empresa se torna árduo pois o elemento principal deste processo passará por rejeições até o final do processo, o fator humano gera resistências a mudança, devido a abordagem diferente daquilo que as pessoas envolvidas comumente consideram como a forma tradicional, familiar e prática de desempenhar seu trabalho.
Qualquer implementação dentro na organização envolve a visão individual de cada colaborador e sua rotina, gerando medo para algo novo que pode ser positiva ou negativa, o sentido positivo refere-se a ferramentas para melhorias no processo de trabalho e negativo é o corte de cargos que não se faz necessário com as novas funcionalidades instaladas. A adaptação a mudança faz-se com que os profissionais criem barreiras contra o sistema, fazendo com que o processo torne difícil de aceitação. Depois do processo de mudanças, passará para o processo de teste dentro da organização, nesta fase o sistema passará por adaptações de acordo com o ramo e objetivo de cada organização.
Após todo processo de mudança, implementação, aceitação dos envolvidos no processo, é hora de colher os frutos que o sistema irá atribuir para a empresa, analisando se o objetivo está sendo cumprindo, se está atendendo a todos, se a comunicação tornou-se mais eficaz. Não entrar em comodismo com apenas uma tecnologia é essencial para a empresa, pois todas as empresas deve manter-se atualizados aos novos softwares implementados em seus