tecnologia da informação
REDES DE COMPUTADORES
TURMA 2º. A PEDÍODO: NOTURNO
ALLYSON B. BORGES
IAGO PIERRI DA SILVA
LUIZA RODRIGUES
MAYARA DA SILVA
VANESSA O. SOUZA
VINICIUS ROIZ
SISTEMAS OPERACIONAIS
Carapicuíba – SP
Abril / 2014
ALLYSON B. BORGES
IAGO PIERRI DA SILVA
LUIZA RODRIGUES
MAYARA DA SILVA
VANESSA O. SOUZA
VINICIUS ROIZ
SISTEMAS OPERACIONAIS
Carapicuíba – SP
Abril / 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1. SISTEMA OPERACIONAL 04
2. WINDOWS 05
3. LINUX 06
4. MAC OS 07
5. CHROME OS 08
6. ANDROID 09
7. IOS 10
8. WINDOWS PHONE 11
9. FIREFOX OS 11
10. CRONOLOGIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS 12 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14 REFERÊNCIAS 15 ANEXOS 16
INTRODUÇÃO
Esta atividade apresenta, de maneira sucinta, o conceito e a história dos sistemas operacionais, que foram criados com a finalidade de prover a interação entre o homem e a máquina e que estão cada dia mais interligadosà nossa rotina diária, seja por meio de computadores e smartphones, ou até mesmo aparelhos como micro-ondas e geladeiras inteligentes.
A sua finalidade é prover aos leitores leigos um conhecimento básico, porém perspicaz, e aos mais conhecedores a adição de fatos pontuais, mas que serão de grande valia.
1. SISTEMA OPERACIONAL
O sistema operacional, ou S.O., é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Ele fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, incluindo gerência, escalonamento e interação de tarefas. Com isso, o mesmo busca manter a integridade do sistema.
Todo S.O. precisa apresentar ao usuário uma interface que aceita, interpreta, e depois executa os comandos ou programas solicitados pelo usuário. Essa interface é comumente denominada shell, em português cápsula, ou interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela pode ser apenas uma simples