TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Cláudio Carneiro Santana
NEVES, JOSÉ MANOEL SOUZA. A implantação de tecnologias da informação como fator de competitividade nos sistemas produtivos e nos negócios, XXIII SIMPEP, Bauru – SP, 2006. 1-12 A velocidade de ocorrência das mudanças no ambiente competitivo pode estar associada a vários fatores, onde destacam-se o desenvolvimento tecnológico, a integração de mercados, o deslocamento da concorrência para o âmbito internacional, a redefinição do papel organizacional, além das alterações do perfil demográfico e dos hábitos dos consumidores. Tais mudanças têm exigido uma reestruturação das estratégias adotadas pelas organizações e uma capacidade contínua de inovação e adaptação, através dos Sistemas de Informação (SI) e da Tecnologia da Informação
O ambiente econômico social na história humana nunca passou por um processo de mudança tão acelerado como o que estamos vivenciando neste momento. A velocidade é tamanha que em questão de dias o panorama mundial muda totalmente.
A turbulência é intensa e neste contexto a Tecnologia da Informação alcançou significância estratégica sendo intensamente utilizada no ambiente de negócio além de participar de toda a cadeia de atividades do desenvolvimento humano atualmente.
Portanto, as mudanças constantes no ambiente sócio-econômico, a globalização, a velocidade crescente na geração e na obsolescência da inovação, o uso intensivo da Internet, a disseminação generalizada da comunicação móvel, a facilidade e rapidez com que as informações são colocadas a disposição; a TI incorporada à estratégia escolhida pela empresa, torna-se uma ferramenta poderosa na busca de competitividade.
À medida que a tecnologia da informação vai sendo incorporada ao sistema produtivo, ela altera radicalmente a estrutura e o modo pelo qual o trabalho é executado, sobretudo no que diz respeito ao trabalho de produção e de coordenação.
Para que a incorporação dos