TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS
ORGANIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO
FELIPE FINS FANTONI
FORMOSA GO
2012
FACULDADE CAMBURY
FELIPE FINS FANTONI
SUMÁRIO
Ms-dos, linux, kernel.................................................01
Thread, deadlock, escalonamento............................07
Linux..........................................................................10
Windows....................................................................13
Sistemas de arquivos................................................13
1 - Com base nessas informações pesquise em sites e livros, quais as principais funcionalidades e limetações dos S. OP. MS-DOS e UNIX e o que é KERNEL do sistema operacional e para que serve:
Em termos gerais, podemos definir Sistema Operacional como sendo a interface entre os programas efetuados pelo usuário e o equipamento propriamente dito. Esta interface não é mais do que um conjunto de programas que podem ser divididos em duas partes distinta sendo, uma delas, obrigatoriamente dependente do hardware, e outra, independente deste.
Mais especificamente o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System) é um sistema utilizado para realizar operações com os discos (Hard Disk e disquetes) e os arquivos contidos neles. Uma caracteristica forte do MS-DOS é que sua interface é completamente em texto não é como a do Windows XP e outra caracteristica e limitações do Sistema Operacional que se caracteriza por ser monousuário e monoprogramado. A comunicação do usuario com o MS-DOS ocorre de dois modos, o modo interativo e o modo batch.
a) Modo Interativo: Propriedade de executar um comando no instante em que foi digitado através do prompt que é um sinal que indica que o DOS esta pronto para executar seus comandos.
B) Modo batch: Também chamado de comandos em lote, ou seja, uma sequencia de comandos que serão executados na ordem em que aparecem. Os comandos desejados devem ser colocados em ordem sequencial em um