Tecnologia da Informação
Prof: Mayara Cadzerski
Academia Brasileira de Letras
Trabalho apresentado pela aluna Aline Domingos dos santos a disciplina de língua portuguesa, 3º ano do Ensino Médio.
Lucas do Rio Verde - MT
26/11/2013
Introdução:
Esse trabalho enfocará a fundação e evolução da Academia Brasileira de Letras, com objetivo de explanar os fundadores e nomes importantes para a cultura literária brasileira.
Academia Brasileira de Letras
É uma instituição de cunho literário e linguístico, fundada na cidade do Rio de Janeiro em 20 de Julho de 1897 (116 anos) pelos escritores: Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Souza, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Ruy Barbosa. É composta por 40 membros efetivos e perpétuos 20 membros estrangeiros. Atualmente Ana Maria Machado ocupa o cargo da presidência, desde 2012/2013.
No final do século XIX quando escritores e intelectuais resolveram criar uma academia nacional seguindo os padrões da Academia Francesa, Lucio Mendonça tomou a iniciativa através de reuniões preparatórias que se iniciaram em 15 de dezembro de 1896, e então sob a presidência de Machado de Assis eleito por aclamação foram aprovados os estatutos da Academia Brasileira de Letras. As reuniões da Academia eram realizadas no Ginásio Nacional no Salão Nobre do Ministério do Interior, no salão do Real Gabinete Português de Leitura. Até então sem uma sede oficial, a qual só foi conquistada em 1923 com ajuda de seu presidente à época, Afrânio Peixoto e do então embaixador da França, Raymond Conty, o governo francês doou à Academia o prédio do Pavilhão Francês.
No segundo pavimento do Centro Cultural da Academia Brasileira de Letras encontra-se o Espaço Machado de Assis, que abriga o Núcleo de Informação e Referência sobre a obra de Machado de Assis, a Galeria de Exposições e a Sala de Projeções,