tecnologia da informação
Revolução dos sistemas operacionais
1940 Surgem os primeiros computadores
Digitais eletrônicos. Programas eram submetidos em
Linguagem de máquina.
Introdução da perfuração de cartão para
Armazenamento de dados;
1950 Surgem o primeiro sistema operacional, no Início da década, desenvolvido pelos.
Laboratórios de pesquisa da General Motors, para ser executado em seu computador IBM 701 O IBM 701 foi o primeiro equipamento da IBM para uso geral;
O IBM 701 executava apenas um “job” de cada vez
1960
Deu-se início à multi-programação, quando projetistas desenvolveram sistemas operacionais que gerenciavam diverso Jobs ao mesmo tempo.
Em 1964 a IBM lançou a família System/360, que utilizava o sistema Operacional OS/360 Os usuários interagiam com o computador por meio de “terminais burros”.
Os sistemas operacionais passaram a ser escritos em linguagem de alto nível.
1960 Em 1965, programadores com certa experiência recebiam US$ 4 por hora, enquanto o custo do aluguel da hora de um computador de grande porte, que possuía capacidade muito menor que a dos computadores pessoais de hoje, era normalmente de US$ 500.
1970
Criação da interface gráfica com o usuário (GUI — Graphical User (Interface), desenvolvida pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox). Ocorreu o amplo uso do protocolo TCP/IP e as redes LANs (Local Area Network) tornaram-se práticas e baratas a partir da aplicação do padrão Ethernet desenvolvidas no Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox.
1970
Os sistemas operacionais passaram a oferecer serviços de configuração da rede e de administração da segurança, e seu desempenho continua crescendo.
Os sistemas GUI foram amplamente explorados na década de 1980 pela Apple e pela Microsoft.
1980
O sistema Apple II teve uma aceitação extraordinária. A IBM lança o Personal Computer (PC) em1982 e em 1982 Apple lança a sua versão de computador pessoal, batizado de Macintosh, em 1984.
Em 1981 a Microsoft lançou a primeira versão