tecnologia da informação
O homem é visto na sociedade capitalista como uma máquina, agora o homem tem que se adaptar, não precisa mais ser criativo, basta apenas saber como operar um instrumento de trabalho.
Antes o homem controlava as máquinas, hoje ele é manipulado por elas, não tem tempo mais para descansar, cuidar da saúde, estar com a família.
Com a industrialização o produto deixou de ser fruto direto do produtor individual para converter-se em produto social, em produto comum de um operário coletivo. O que um artesão demoraria um dia para confeccionar uma peça, as fabricas produziam várias em uma hora. A agilidade era cobrada pelos donos das fábricas, o homem começou a ser uma das “engrenagens de uma máquina”.
Devido as condições precárias de trabalho, os funcionários de uma forma coletiva começaram a reivindicar por melhores condições de trabalho, quando todos juntos refazem seus objetivos igualitários e permeiam por direitos que não estão sendo cumpridos, perante as leis trabalhistas.
1
BRASIL, UM PAÍS EM EVOLUÇÃO
Tema
Brasil agrário
Ilustração http://agro.olhardireto.com.br/imgsite/noticias/AGRICULTURAFAMILIAR.jpg Acesso em 28.mar..2013
“O desenvolvimento agrário do Brasil teve como destaque as
famílias.”
Brasil industrializado
http://1.bp.blogspot.com/_MLm4BtEAadA/SqvYPpgjRI/AAAAAAAAABU/R_jUdrM-0ME/s200/a+industria.jpg
Acesso em 28.mar.2013
“As grandes industrias, utilizando avanços tecnológicos, no sistema automotivo”.
Trabalhador Artesão
Trabalho operário
http://2.bp.blogspot.com/_XuQcJQZo8j0/TAccrUvDIyI/AAAA
AAAAAKY/_EWdpqFXGyA/s1600/roca2.jpg
Acesso em 26.mar.2013
“O artesanato tem seu valor, principalmente no exterior, por sua qualidade”. http://http://www.jequiereporter.com.br/lulelis/wpcontent/uploads/2012/03/Ramarim.jpg Acesso em 01.abr.2013
“Trabalhador operário na fábrica: as fábricas, produziam em grande quantidade, em relação aos artesãos”.
2
A natureza