Tecnologia da informação
- Competência: Projeto Mais Educação
- Unidade: CAIC 1003 Dona Darcy Vargas – Munícipio de Belford Roxo/RJ.
Nossa Unidade: A construção do prédio do CAIC, (Centro de Atenção Integral à Criança), teve início no governo Fernando Collor de Melo em 1991 e sua conclusão foi no governo Itamar Francom, inaugurado oficialmente o CAIC 1003 em 22 de Julho de 1992. Esta construção serviria de estrutura para o PRONAICA (Programa Nacional de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente). A princípio o objetivo era abrigar crianças carentes de 0 a 14 anos, em período integral, com oficinas de iniciação para o trabalho, assistência médica e dentária. Como o programa não teve continuidade, devido aos problemas governamentais da época, o governo federal cedeu à estrutura física para os estados. Apesar das muitas dificuldades e recursos limitados, toda a comunidade escolar sempre contribuiu para que o CAIC fosse uma escola de muito valor. Já no primeiro ano de funcionamento muitas atividades extras envolviam alunos, professores, pais e toda a comunidade local.
Artigo de Referência do Projeto: O JORNAL ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA À PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA E NÃO PARA ELA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL. (Rosangela Janea RAUEN, Universidade Tuiti do Paraná, 2003)
Suas Origens:
O educador francês Célestin Freinet (1896-1966) não foi quem primeiro produziu jornais escolares. Antes dele existiram experiências espontâneas de jornais escolares e estudantis. Freinet mesmo reconhece no educador belga Ovide Decroly (1871–1932) um antecessor do uso do jornal escolar no processo educativo.
Porém, é com Freinet que a proposta do jornal escola ganha amplitude e coerência, integrada como peça fundamental de um pensamento pedagógico. Por isso ele constitui a principal referência teórica para quem trabalha com jornal escolar.
Em 1924 Freinet introduz na sua prática a técnica da impressão (tipografia). Seus alunos passam a produzir textos compostos