Tecnologia da informação e globalização
Os avanços na Tecnologia da Informação estão produzindo muitas mudanças na sociedade. As mudanças trazem benefícios e também preocupações. Pensando do lado positivo, as inovações em Tecnologias de Informação têm originado novos empregos, promovido o crescimento de novos mercados e aumentado o comércio e investimento internacionais. Por sua vez, o processo de globalização se acelerou no início da década de 80, quando iniciou a Terceira Revolução Tecnológica. Nesse período, a tecnologia informática começa a se associar à tecnologia das telecomunicações, e com isso os mercados internacionais começam a se interligar, e a movimentação de valores financeiros passa a ser realizada em segundos. As Tecnologias de Informação facilitam a difusão dos produtos, ideias e recursos entre as nações e as pessoas, independentemente da sua localização. As Tecnologias da Informação agem como um importante catalisador da integração global, criando canais eficazes para o intercâmbio de informação em todas as áreas, o que inclui a administração e negócios.
A evolução tecnológica do hardware, software e telecomunicações, na década de 90, facilitou o acesso à informação de potencial econômico para a realização de um eventual negócio. Esse avanço tem possibilitado uma maior eficiência em todos os setores da economia. As principais consequências da globalização são a integração e a interdependência econômica cada vez maiores entre países, regiões e continentes. Hoje, a economia mundial é direcionada pelas grandes multinacionais e empresas transnacionais. Outro efeito da globalização é o aumento da concorrência entre empresas de dimensão nacional e as de dimensão internacional.
A velocidade da informação pelo mundo é uma importante característica atual da globalização. A diminuição do custo da comunicação e o surgimento de novas tecnologias de troca de dados possibilitam a rapidez, a confiabilidade e que a globalização atinja a