Tecnologia da informação e comunicação
Fundamentos Filosóficos da Educação
Alcicleide Alexandre
Adriana Challupe
Karla Rangelle
Marina de Sales
Sarahline Oshima
1º Período – Turno Vespertino
Maceió – AL / 23*03*2012 |
Resumo Analítico do Texto:
“Por que estudar Filosofia?” – Wilson Correia Sampaio
...todos [os homens] são filósofos, ainda que a seu modo, inconscientemente porque, inclusive na mais simples manifestação de uma atividade intelectual qualquer, na “linguagem”, está contida uma determinada concepção do mundo..
(GRAMSCI, 1986:11)
As ideias fundamentais do texto baseiam-se na problemática visão de filosofia e sua relevância no meio educacional e social. Para argumentar essa difícil reflexão, Sampaio inicia um questionamento sobre os conceitos de filosofia, passando por sua importância, chegando até a necessidade de se ter Filosofia em articulação com as demais disciplinas. Frisa ainda, a maneira como ela deve estar inserida na escola e relata qual o papel da mesma para compreender melhor essa relação de mundos (Escola versus Filosofia).
O autor esclarece que a Filosofia não só é importante, como necessária para a construção da história humana. Ao mesmo tempo em que questiona, responde questões, instiga a reflexão e a crítica pertinente a mudanças sociopolíticas, estimula o sujeito a ser um formador de opiniões e não apenas receptor, faz pensar na prática humana de dialogar com o meio, com a natureza a fim de explicar questões e problematizar o porquê das coisas.
Esclarecendo sua função, a filosofia da educação forma educadores capazes de produzir e transmitir conhecimentos através de uma prática pedagógica que tenha como objetivo a formação de cidadãos e formadores de opinião. A função do estudo da filosofia é estimular o pensamento quanto à visão do mundo, levando o educando a pensar qual o seu papel na sociedade, qual a sua contribuição e fazê-lo refletir quanto ao entendimento do seu mundo, dando-lhe um sentido