Tecnologia Da Informa O
A História do Computador
O computador é uma máquina capaz de armazenar informações e trabalha-las de forma rápida. Assim, as chamadas calculadoras ou máquinas de calcular talvez tenham sido nossos primeiros computadores.
Porém, foi no século XX que tais máquinas apresentam complexidade maior não só no aspecto de armazenamento de informações, mas, sobretudo, na velocidade de processamento.
A Evolução do Computador
Os primeiros computadores com maior velocidade de processamento foram construídos para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial. Havia uma necessidade muito grande de codificar ou decodificar informações secretas.
O primeiro computador foi menosprezado pelos nazistas alemães. Tratava-se do Z-1, um computador eletromecânico construído em 1936 pelo Konrad Zuse (1910-1995). Entre as décadas de 1940 a 1950, os computadores eletromecânicos tinham grandes dimensões, funcionavam à base de válvulas a vácuo e armazenavam informações em papéis furados.
Do mesmo jeito que o hardware (a máquina e seus componentes) sofria várias mudanças do tempo, novos softwares (programa de computador) apareciam. No final da década de 140 e início da década de 1950, as válvulas foram substituídas por transistores (pequeno dispositivo semicondutor utilizado para controlar o fluxo de eletricidade em determinado equipamento eletrônico) e novos equipamentos eletrônicos, que fizeram diminuir drasticamente o tamanho dos computadores.
Na década de 1980, os chamados PCs (sigla para Personal Computers), estavam disponíveis nos mercados. Em 1938, a empresa de softwares Microsoft trabalhava no seu programa de gerenciamento Windows. Em 1990, a versão Windows 3.0 explodiu no mercado.
A partir de 1986 começaram a ser comercializados os primeiros computadores portáteis.
Os computadores portáteis, foram chamados de laptop, do inglês lap=colo e top=em cima, ou notebook, caderno.
Na década de 2000 surgiram os netbooks, computadores ultra portáteis: compactos, têm