TECNOLOGIA DA INFORMA O
COMMODITY OU
FERRAMENTA ESTRATÉGICA?
AMANDA DE SOUZA COSTA
ANA PAULA FERNANDES DE SOUZA
JÉSSICA TAÍSE MARIANO DA SILVA
NATAL, 19 DE MAIO DE 2015
ESTUDO DIRIGIDO
1. É consenso geral as vantagens oriundas da implementação da T.I nas organizações. Qual é o grande problema nisso tudo?
A importância da tecnologia da informação (TI) para as organizações é fundamental, o problema é que quase sempre participa como área-meia e de ser um componente relativamente novo nas organizações, principalmente se comparado a outros fenômenos ocorridos e discutidos na administração.
2.
Como a área de T.I se relaciona com a comunicação entre as
organizações?
A área de tecnologia de informação está intimamente ligada às diversas transformações ocorridas nas empresas. Atualmente, a TI está inserida em praticamente todas as atividades empresariais, dando suporte para a melhoria na qualidade de serviços e produtos. Encontram-se exemplos do uso da TI nos níveis operacionais, de conhecimento, gerencial e estratégico, tornando os investimentos em tecnologia cada vez mais altos e mais constantes. Os funcionários dispõem de recursos computacionais cada vez mais potentes e com funcionalidades e programas diversificados, além de assistentes digitais, laptops, sistemas sem fio etc. Os sistemas das empresas se comunicam com filiais, fornecedores, clientes e todo o tipo de ligação que se fizer necessária dentro da cadeia de valor .
3. Explique como a informação, a transacional, a estratégia e a infraestrutura influenciam no gerenciamento e alcance dos objetivos da T.I.
Para Luftman (1996), a evolução da TI está dividida em três eras: era do controle de recursos, ou era da automação, onde o planejamento dos sistemas de informação era focado na automação de processos e o papel do administrador era apenas prover o controle dos recursos funcionais. Esta era foi seguida pela era da arquitetura de sistemas de informação, que diz respeito ao planejamento estendido a