TECNOLOGIA DA INFORMA O
1. INTRODUÇÃO
É possível imaginar como seria o mundo hoje sem computadores, celular e até mesmo a internet? Voltando um pouco no tempo, pode-se lembrar das enormes filas enfrentadas nos bancos, a demora para recebermos uma carta de uma pessoa que se encontrava for a do território brasileiro e até mesmo, a dificuldade de se localizar uma pessoa que não se encontrava na empresa naquele momento.
Hoje, pode-se observar uma mudança muito grande neste cenário, pois a todo momento somos bombardeados por inovações tecnológicas, principalmente na área de comunicação e computação. Pode-se dizer que, a área de tecnologia de informação, TI, como é mais conhecida, engloba todas as tecnologias usadas para criar, armazenar, tratar, comunicar e disponibilizar as informações da empresa. Para isso, a TI, utiliza computadores, terminais, internet, extranet, intranet, sistema de gerenciamento de banco de dados, sistemas de gestão, softwares em geral, fibra ótica, redes de conexão e até mesmo os satélites.
No momento atual em que o mundo se encontra, a informação tem que ser precisa e chegar em tempo hábil, pois se tornou uma ferramenta competitiva de grande valor. A empresa que utilizar as ferramentas adequadas para o seu negócio pode agilizar os processos internos, antes demorados, trazendo maior satisfação para seu cliente interno e externo e com isso conseguindo com maior facilidade desenvolver um crescimento sustentável.
Sabe-se, que atualmente, as grandes e médias empresas em sua imensa maioria já contam com grandes recursos tecnológicos buscando praticidade, agilidade e principalmente a informação correta, completa e fácil de ser interpretada no momento da tomada de decisão.
Entretanto, observa-se que o mesmo ainda não ocorre com as pequenas e microempresas. A limitação de recursos é o maior obstáculo enfrentado por elas. Essa dificuldade acaba se traduzindo em capacitação técnica insuficiente e falta de investimento em parque tecnológico, tanto