Tecnologia Da Informa O E Da Comunica O
Análise das Unidades: I e II Analisando que foi estudado nas unidades 1 e 2 da disciplina Tecnologia da Informação e da Comunicação, através da figura 1 (Educação pela televisão, quadrinho de David Fitzsimmons) e também através do texto: A influência da televisão na educação (Fernandes, 2013.), percebemos que não podemos nos abster da evolução tecnológica pois já está impregnada em nosso cotidiano.
Existe uma grande dificuldade dos educadores para aplicar a tecnologia em sala de aula, por esse motivo devemos nos preparar, procurando nos capacitar para inserção de toda essa tecnologia no ambiente escolar de forma que beneficie e facilite a aprendizagem do educando, de maneira que nós como mediadores da informação, possamos auxiliar a cada aluno compreender que a tecnologia pode nos ser muito útil e nos trazer muitos benefícios se for utilizada de maneira correta.
Podemos usar como exemplo a televisão, que nos passa grandes informações e conhecimentos, mas que se utilizada de forma errada, podemos deixar que conteúdos passados por ela nos manipule em nossas atitudes cotidianas. Portanto nós como mediadores dessa tecnologia, devemos auxiliar nossos alunos a lidar com essas situações, mostrando a eles que na utilização de qualquer meio de comunicação existe um limite e se esse limite for desrespeitado pode nos ser prejudicial. Dessa forma o educador não apenas passa a informação, mas também capacita o educando ao conhecimento, ensinando como ser crítico, argumentador e empreendedor.
Levar a tecnologia e informação para dentro da escola não requer apenas de nós educadores noções de informática vão muito além dos recursos oferecidos pela tecnologia, pois o que cabe aos educadores é criar um ambiente onde o aluno possa interagir com seus colegas e com os próprios educadores e assim criar em si mesmos, o poder do discernimento a respeito de qualquer que seja o tema ou disciplina aplicado.
Muitas vezes o educador prefere