o que é ética
Faculdade Mineira de Direito
Helena Costa
Hugo Magalhães
TRABALHO DE ESTATUTO DA OAB: aprofundando a ideia de Ethos
Belo Horizonte
2014
Ética, um conceito muito difundido nos dias de hoje, porém, pouco aprofundado. Sabe-se que a palavra ética vem do grego, conhecida na época como Ethos, que, por sua vez, significa modo de ser, caráter, comportamento. Tal conceito remete a um ramo da filosofia no qual se busca observar e descrever um conjunto de costumes e hábitos característicos de certa comunidade ou nação. Sendo assim, a ética busca fundamentar a melhor forma de se viver em sociedade.
A ideia de ethos como um costume de certa cultura, está associado a um conjunto de normas, valores e hábitos que simbolizam a ideia de "bem universal" compartilhada por todos aqueles membros de tal ou qual cultura. Por outro lado, se tratando da ética como hábito, a ideia é de uma frequência nos atos do sujeito, ou seja, o conceito de ética como um costume se torna parte da essência daquele sujeito, ele passa a agir daquela melhor forma de se viver em sociedade de forma espontânea.
Dessa forma, nota-se que a questão ética nas sociedades torna-se um objeto a ser introjetado1 na subjetividade dos indivíduos, condicionando por completo suas ações, alterando o curso natural da formação subjetiva do individuo. Nota-se que ao nos referirmos sobre a ética, estamos falando de um conceito, mesmo que de forma sutil, de certo e errado. Porém, quando se usa de tal conceito, não se busca apenas rotular algo que achamos certo ou algo que achamos errado de acordo com sua própria noção individual. Mas, por outro lado, busca-se uma fundamentação de acordo com a ideia de bem comum do que deve ser bom ou certo e do que deve ser ruim ou errado. Através disso, tal conceito implica na ideia da forma de agir dos indivíduos, o que deve ser feito e o que não deve ser feito. Conclui-se então que a ética se trata de um dever ser, e não do que é