Tecnologia assistiva
TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO : CRUZANDO PERSPECTIVAS E CONCEITOS
ADRIANA LOPES DE ALMEIDA
Orientador: Prof. Clayton Pereira
A educação de alunos com necessidades educativas especiais que, tradicionalmente se pautava num modelo de atendimento segregado, tem se voltado nas últimas duas décadas para a Educação Inclusiva. Esta proposta ganhou força, sobretudo a partir da segunda metade da década de 90, com a difusão da conhecida Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), que entre outros pontos, propõe que "as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas devem se adequar...", pois tais escolas "constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos..." (p. 8-9).
Atualmente tem se discutido muito sobre métodos, ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas para o trabalho com alunos que possuem necessidades especiais, dentro do sistema regular de ensino.
As TA, Tecnologia Assistiva, é um termo novo e esta sendo utilizado para se referir a ferramentas que podem auxiliar no cotidiano de pessoas com deficiência.
Portanto o estudo deste artigo analisa a importância das Tecnologias Assistivas como ferramenta pedagógica, para proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho. O artigo apresenta como as TA se constituem dentro do ambiente escolar e como as chamadas Tecnologias Assistivas, seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras causadas pela deficiência e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para a aprendizagem e desenvolvimento, proporcionados pela cultura.
Num mundo mergulhado em profundas e