Tecnologia 3D
A Impressão 3D também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas.
Veja agora algumas áreas em que a tecnologia 3D tem demonstrado sua importância.
NA MEDICINA:
O menino Liam, de cinco anos, nasceu sem dedos em sua mão direita, mas agora pode experimentar a sensação do tato com um acessório criado em impressoras 3D. Dois desenvolvedores, um norte-americano e um sul-africano, se uniram para desenvolver uma mão robótica que auxiliaria o menino e iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos para torná-la um produto acessível a outras pessoas.
Outro caso interessante foi um implante feito com impressora 3D que salvou a vida do bebê americano Garrett Peterson, de 18 meses. Ele sofre de traqueobroncomalacia, um defeito nos brônquios e na traqueia que impede a passagem de ar. Ligado a um sistema de ventilação para evitar o sufocamento, Garrett nunca havia saído do hospital e, nos últimos meses, vivia em coma induzido. Médicos implantaram um tubo impresso sob medida para desobstruir as vias aéreas do bebê e, dois meses depois, ele foi para casa.
NA PRODUÇÃO DE PRODUTOS DOMÉSTICOS:
Imprimir os seus próprios utensílios domésticos implicaria tanto em ter produtos com um modelo único quanto em criar designs que não seriam possíveis em determinados materiais. No uso doméstico já foram criados acessórios diversos, brinquedos, capas de celular, esculturas, objetos de decoração, sapatos, objetos de cozinha etc.
Além disso, o custo de um objeto criado em uma impressora 3D, em alguns casos, pode sair muito mais barato