Tecnociência ética e alterações climáticas
Filosofia, 2014/2015
Índice:
Introdução;
Vantagens e desvantagens do progresso científicotecnológico;
Recordar alguns conceitos;
Sentido e pertinência do estudo do desenvolvimento científico-tecnológico; Legitimidade do estudo destes temas;
Preocupações relativas à época contemporânea;
A filosofia na tecnociência e ética;
Questões filosóficas subjacentes ao tema;
Respostas às questões propostas;
Quadro conceptual de suporte;
Identificação de algumas consequências das alterações climáticas (desastres naturais);
Conclusão;
Introdução:
Neste trabalho, pretendemos expor as nossas dúvidas e conhecimentos adquiridos ao estudar os temas propostos para este trabalho, os quais são «Tecnociência, ética e alterações tecnológicas».
Desde sempre que o conhecimento foi adotado como um instrumento de poder, ainda que, a partir da revolução industrial, o poder proporcionado pela ciência até ali descoberto, tornou-se um instrumento com o qual o ser humano consegue dominar a natureza e até os próprios seres humanos.
Introdução:
Se, por um lado, o conhecimento é capaz de melhorar as condições de vida, por outro, este pode ser usado para limitar a liberdade dos seres vivos e destruir ou até ameaçar o equilíbrio natural da vida no Planeta Terra.
O progresso científico-tecnológico gerou uma ilusão otimista do futuro, assim como a crença ingénua da possibilidade de alcançar um conhecimento quase absoluto de tudo. Assim, muitos humanos se interrogam sobre as consequências negativas da aplicação sem ética das descobertas científicas.
A história experimental do conhecimento permite-nos compreender que a investigação científica não está isolada das orientações económicas e políticas dos vários grupos sociais. Vantagens do progresso científicotecnológico:
Melhor qualidade de vida;
Libertação das tarefas rotineiras, pesadas e escravizantes;
Aumento da produtividade e da riqueza;