Tecnico
Pode-se considerar a origem da telha de revestimento um pouco incerta, entretanto as primeiras habitações da era primitiva foram evoluindo e de acordo com a necessidade para a proteção de seu abrigo.
Com a descoberta do fogo, os homens primitivos foram descobrindo algumas propriedades dos materiais reativos a argila. Por isso podemos considerar a sua descoberta de uma forma acidental, entretanto muito apreciada por todos.
Ao decorrer dos anos, com a evolução humana, surgiram às primeiras coberturas feitas com materiais reaproveitados. Eram algo propício da época como: cascas de árvores, pele animal, folhagens, entre outros componentes.
As telhas são consideradas coberturas que constituíram um elemento tradicional da paisagem portuguesa. Pode ser adaptada de acordo com a especificidade de cada região. Elas dão um conceito específico ao telhado, onde ele ganha um modelo com cores, assegura a sua habitação e principalmente isola as construções do ambiente externo.
No Brasil o uso das cerâmicas ocorreu desde o seu descobrimento. O componente cerâmico que deu a origem as demais peças, tem sua forma semelhante ao canal que escoava a água, ou seja, as calhas de chuva que se utilizava naquele tempo.
As primeiras formas das confecções das telhas eram manualmente produzidas, por mão-de-obra escrava, onde moldavam em suas pernas. Tal fato pode ser confirmado pelas antigas peças que tinham formas da estrutura óssea humana.
Com o modelo de sustentabilidade, vem surgindo muitos produtos alternativos à telha cerâmica. Entretanto, pode-se observar que por mais que surjam novos produtos para coberturas, são mais caros e de pouco eficientes. Por mais que falamos de tecnologia, não existem condições de abrir mão da telha tradicional de barro/ cerâmica, com a sua incomparável resistência térmica e durabilidade, chegando a centenas de anos sem perder qualidade.
Como principal propriedade, elas apresentam uma umidade de equilíbrio muito favorável, o que