Tecnico segurança
CAPACETES DE SEGURANÇA,
SUSPENSÃO E JUGULAR
1.
DAST nº 04/2001 – R2
2ª Revisão: 10/01/2008
OBJETIVO
Determinar a sistemática para aquisição de capacete de segurança e suspensão e definir as características técnicas dos tipos que serão utilizados pela CHESF.
2.
DESCRIÇÃO DOS CAPACETES DE SEGURANÇA
2.1.
CAPACETES DE SEGURANÇA COM ABA FRONTAL
É um dispositivo rígido composto por copa, aba frontal, suspensão e jugular. É usado para dar proteção a cabeça ou partes dela, contra impacto, penetração, choque elétrico, respingos de produtos químicos; deve ser provido de fendas laterais para acoplamento de protetores auriculares e faciais ter alta resistência à penetração e boa ventilação, de maneira que ofereça conforto ao usuário.
2.1.1. CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES
a)
Casco
É a parte rígida e externa do capacete, sem a suspensão e demais acessórios. O casco deve ser confeccionado em polietileno de alta densidade, na cor bege, com reforço na parte superior, de alta rigidez dielétrica, sem porosidade, trincas e emendas, nem partes metálicas ou perfuração. O capacete deve ser provido de fendas laterais para acoplamento de protetores auriculares e faciais, apresentar alta resistência mecânica e rigidez dielétrica, além de conter a logomarca da CHESF.
IN-RH.02.007 – Anexo I
Reforço na copa Aba frontal
b)
Acoplamento para protetores faciais e auditivos. Copa
Parte superior do casco, provida de reforço de amortecimento de impacto.
c)
Aba frontal
Parte inferior do casco que se prolonga para frente sobre os olhos. A aba terá a largura definida entre 38 mm e 76 mm, medidas a partir de sua linha de junção com o casco, o declive da aba deve ser compreendido entre 15o a 37o
2.1.2. DESCRIÇÃO DE SUSPENSÃO
É a armação interna do capacete composta pela carneira e a coroa tem a função de amortecer o impacto; mantém o capacete na devida posição, evitando que o casco