Tecnico de eletronica
A primeira coisa que é necessário perceber, é o que é a corrente alternada e porque é tão utilizada.
1.1. Formas da Corrente Elétrica
A energia elétrica, sendo utilizada de múltiplas maneiras, pode apresentar-se nos circuitos em diferentes formas: Contínua.
O fluxo de eletrões dá-se apenas num sentido;→ A tensão/corrente é constante;→ Obtém-se a partir de pilhas, baterias, dínamos, fontes de tensão, retificação de corrente alternada.
Contínua Variável.
O fluxo de eletrões dá-se apenas num sentido;→ A tensão/corrente varia;→ Obtém-se a partir de fontes de tensão.
Descontínua Sinusoidal.
O fluxo de eletrões dá-se nos dois sentidos;→ Periódica;→ A tensão/corrente varia sempre da mesma maneira, repetindo-se ao longo do tempo;→ Sinusoidal;→ A variação da corrente é sinusoidal;→ Obtém-se a partir de alternadores, geradores de sinal.
Descontinua Quadrada / Triangular.
O fluxo de eletrões dá-se nos dois sentidos;→ Periódica;→ A tensão/corrente varia sempre da mesma maneira, repetindo-se ao longo do tempo; → Quadrada/Triangular;→ A variação da corrente é retangular / triangular;→ Obtém-se a partir de geradores de sinais.
Descontinua não periódica.
O fluxo de eletrões dá-se nos dois sentidos;→ Não periódica;→ A tensão/corrente não se repete no tempo;→ Sinais de rádio e televisão, ruído (eletromagnético).
Destacamos as duas formas de corrente elétrica mais utilizadas:
Corrente contínua constante - conhecida por corrente contínua (CC, em Português, ou DC em Inglês).
Corrente descontínua periódica sinusoidal - conhecida por corrente alternada (CA, em Português, ou
AC em Inglês).
1.2. Corrente Alternada versus Corrente Contínua
Desde o início da história da eletricidade que se iniciou a questão da opção entre corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). A partir de 1882, a CA foi adotada para o transporte e distribuição de energia elétrica em larga escala, pelas seguintes razões:
A elevação e o abaixamento de