Tecnicas para entrevistas
Um dos aspectos essenciais da entrevista está na investigação que se realiza durante o processo de questionamento ao candidato.
As observações são registradas em função das hipóteses que o entrevistado emite. O entrevistador caminha pela: observação, hipótese e verificação.
Uma boa observação consiste em formular hipóteses que vão sendo reformuladas durante a entrevista em função das observações subseqüentes.
- A entrevista cujo objetivo é a pesquisa, valorizando, apenas, o resultado da mesma;
- As entrevistas podem se dá em duas modalidades: Por telefone previamente e face a face.
A entrevista prévia por telefone facilita a seleção do candidato para entrevista face a face, identificando os dados e as informações principais para a condução da entrevista presencial.
- O entrevistador não deve completar as frases do entrevistado. Devem-se evitar perguntas que induzam respostas do tipo “sim” ou “não”, perguntas fechadas. Procure não interromper o pensamento do entrevistado, a não ser que ele se perca nas idéias que fogem dos tópicos da entrevista, caso isso aconteça, interrompa-o.
- As pausas e silêncios podem ser embaraçosos. Nesses momentos, possivelmente, o entrevistado está revivendo experiências que não consegue expressar verbalmente. Quando isso acontecer, o entrevistador poderá ir para o próximo tópico, ou retomar futuramente;
- Quando do recebimento das informações necessárias, recomenda-se fazer o resumo da entrevista no final.
O entrevistador deve adotar uma atitude de olhar olhos, e colocar a pergunta sem rodeios de modo a que eles tenham dificuldade em mentir;
- Gerar Rapport, sintonia com o entrevistado, facilita a descontração e favorece o conteúdo a ser apresentado pelos participantes, propiciando informações necessárias
- A observação do comportamento do participante na primeira entrevista também fornece indicações sobre a organização da sua personalidade.
DINÂMICA DA ENTREVISTA PRESENCIAL
O