Genética
O estudo da genética é fundamental para os dias de hoje, e esse estudo é realmente útil pois pode ajudar em muitos casos como, descobrir os pais de uma criança, identificar uma pessoa pelos seus genes, e verificar riscos de doença provenientes de familiares ( exemplo: um filho que herda uma doença do pai)...
Os primeiros estudos sobre genética foram feitos por Mendel que era um monge que dedicou a vida ao estudo da genética (mais conhecido como pai da genética), Mendel começou observando como funcionava a genética através de estudos feitos com ervilhas, que variavam a cor e a forma, tanto da semente quanto da vagem.
Há inúmeras doenças genéticas que consiste na má formação dos genes, o ser humano tem 22 pares cromossômicos e o cromossomo sexual, podendo ser XX ou XY em sua certa formação. Alguns tipos dessas doenças são :
Daltonismo que consiste na maioria das vezes devido a formação dos elos recessivos ligados ao cromossomo X.
Se apenas um pigmento estiver faltando, pode haver problemas em distinguir entre o vermelho e o verde. Já na forma mais.
A forma mais grave de daltonismo é a acromatopsia. Uma pessoa com esta condição rara não consegue ver qualquer cor, então elas enxergam tudo em tons de cinza.
Nanismo O nanismo normalmente tem causas genéticas que podem ou não ser hereditárias. Algumas vezes, a baixa estatura resulta de uma parada prematura do crescimento esquelético, causada por uma insuficiência do hormônio do crescimento.
Síndrome de Down O indivíduo apresenta 47 cromossomos em todas as suas células, tendo no par 21 três cromossomos. Ocorre aproximadamente em 95% dos casos. Síndrome de Edwards também conhecida como trissomia 18, é uma síndrome genética causada por uma trissomia do cromossomo 18, como na Síndrome de Down, porem em par de cromossomos diferentes.
Síndrome de Patau Como os dois casos anteriores, essa doença e devido a trissomia, porem desta vez do cromossomo 13, sendo uma doença no