tecnicas para elaboração de um trabalho
No estudo preliminar são focalizados os aspectos social, técnico e econômico, a localização do lote e suas características, as características de uso, as opções possíveis, as avaliações de custo e de prazo.
Para este estudo, o projetista deverá dirigir-se ao local e fazer identificação do lote medindo a testada e o perímetro do mesmo, verificar a área de localização e a situação do lote dentro da quadra (medidas do lote as esquinas),medidas de ângulos, se for o caso, orientação do lote com relação á linha NS.
Anotar os números das casas vizinhas ou mais próximas do lote, para eventual identificação, verificar se existe rede elétrica, rede de água, rede de esgoto, rede de gás, cabos telefônicos na via pública, tipo de pavimentação existente na rua e largura da mesma, e nível econômico das construções vizinhas.
1. Não existindo rede de água, haverá a necessidade de colher informações dos vizinhos, que possam dirimir dúvidas do projeto, como a profundidade média dos poços, quantidade de água no período de seca e a qualidade da água.
2. Verificar o tipo de solo existente: se é natural, aterro ou depósito de lixo, se possui “olhos d’ água” ( nascentes) e fazer uma avaliação.
3. A mão-de-obra local é de grande importância na elaboração da peça “orçamento”, pois dependendo do local, a mão-de-obra será difícil (zonas industriais).Existem também zonas em que a mão-de-obra flutua dependendo da época do ano. São regiões que predomina a agricultura, que utiliza os chamados “bóias frias”. Fora da safra eles oferecem trabalho a baixo custo. No entanto, na época de safra, corte de cana ou colheita de frutas, este trabalho sobe assustadoramente, desequilibrando o orçamento.
Se a construção for fora da capital, informar-se a respeito dos meios de transportes, da capacidade de comércio de materiais de construção e da rede bancária local.
Limpeza do terreno
A limpeza do terreno é necessária para maior facilidade de trabalho no levantamento