Tecnicas de Negocição
O negociador é um filme de ação no qual vale a pena destacar alguns aspectos como a confiança, como ganha-la, mantê-la e merece-la, estes que o personagem domina muito bem, assim como a credibilidade pessoal, que é um fator essencial na vida de todos em especial no mundo econômico onde se envolvem as negociações.
O filme conta a história de um policial perito em negociações nos casos de sequestro e resgates, onde é acusado de matar um colega. Em meio a essa situação, vê que todos a seu redor estão contra, e num ato de desespero toma decisões precipitadas para ganhar tempo, e como negociador uma de suas exigências seria a de só se render a um antigo colega de trabalho que era de sua confiança, a negociação seguiu tensa sem claros acordos possíveis, porem as negociações fluem para ambos os lados.
No desenrolar das intrigas percebemos que foram as experiências já vividas que lhe deu a chance de expressar e transparecer a credibilidade ao outro negociador. Algumas ações no filme se precipitaram pela intervenção de terceiros, pois alguns policiais queriam encerar o caso o mais rápido possível matando o sequestrador, assim acelerando e atrapalhando o processo entre os negociadores. Nesse ato podemos identificar os ruídos da negociação. E é ai que a confiança é a experiência de ambos se veem reforçadas por atos e acordos concretos, até que se desenlace o final das negociações.
Entretanto podemos observar pontos fortes e fracos nesse processo feito pela personagem de Eddie Murphy, destacando como pontos fortes a paciência durante as negociações, uma visão sistêmica ao analisar e estudar cada caso para suas tomadas de ação, e a habilidade de conduzir a conversa ao rumo que lhe favoreça nas negociações.
Já nos pontos fracos se desenvolvem a partir do momento que a personagem permite que os sentimentos e afetos se misturem durante as conversações, e ao não saber controlar ou separar a vida pessoal da vida profissional.