tecnicas de negocia ao aleno
3037 palavras
13 páginas
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – TECNICAS DE NEGOCIAÇÃONOME: RA:
Campinas/SP
2015
ESAMC
EDUCACIONAL
1. INTRODUÇAO
Técnicas de negociação basear-se na definição de buscar objetivos, relacionamento interpessoal e decisão compartilhada. o ser humano negocia diariamente seja na vida profissional, pessoal, técnica,biológica e etc. .
Abordo neste texto alguns conceitos de negociação para a melhor compreensão do assunto.
2. CONCEITOS IMPORTANTES EM UMA NEGOCIAÇAO
Para Steele, Murphy e Russill (1991), os negociadores empregam cinco conceitos básicos para realizar seu movimento: acordo, barganha, coerção, emoção e raciocínio lógico. Os autores descrevem que acordo e barganha são considerados como meios “honestos” de se chegar ao fechamento do negócio. Já, coerção, emoção e raciocínio lógico são considerados conceitos “desleais” ou “manipula tórios”. Segundo Laurent (1991, p. 148) “a manipulação é a disposição de alcançar os próprios objetivos utilizando essencialmente a palavra, sem se preocupar muito com a exigência de veracidade de seu conteúdo”.
-Acordos-Vários pontos das propostas precisa obter o aceite das partes, o que se chama de acordo. São os pontos nos quais o entendimento pode e deve ser realizado. -Barganha - É o ato de fazer e obter concessões das partes envolvidas. Ocorre de forma positiva quando as partes realizam trocas entre si. -Coerção - Muito usada por quem detém um relativo poder sobre a outra parte em busca de um acordo forçado, beneficiando uma das partes. Steele, Murphy e Russill (1991, p. 6), colocam ainda que “ameaças inconsequentes possuem a tendência de recair sobre você, especialmente quando empregadas contra partes cuja cooperação poderá lhe ser necessária em dada circunstância no futuro”.
- Emoção - A emoção está intimamente ligada a todas as atividades
Desenvolvidas. A emoção pode ser utilizada de forma positiva, se for racional e controlada, ou