Tecnicas de Levantamento de requistos
RA:
Resumo
Comparativo das Técnicas de Levantamento de Requisitos
Todo inicio de desenvolvimento de software inicia-se pelo levantamento de requisitos e para isso existem técnicas que facilitam o analista no desenvolvimento dessa tarefa extremamente importante, pois através dela teremos as conclusões necessárias para um desenvolvimento de credibilidade.
Não existe uma técnica especifica que resolve todos os problemas e a melhor forma é usar algumas técnicas combinada com outras para um resultado mais coeso, pois cada técnica possui suas vantagens e desvantagens.
Existem três métodos que encaixam algumas técnicas especificas citados no documento que são: métodos de conversação, métodos de observação e os métodos sintéticos.
Os principais métodos de conversação são:
1. Entrevista: É uma das técnicas mais utilizadas e que produz ótimos resultados.
Vantagens: facilidade de descobrir o interesse do usuário; possibilidade de criar; excluir perguntas e poder motivar o usuário.
Desvantagens: Pode consumir muito tempo para sua realização; o usuário pode ter dificuldade de expor sua necessidade; pode haver desvio no assunto principal.
2. Workshop: É uma técnica de obtenção de dados através de um grupo de pessoas.
Vantagens: trabalho em equipe tornando o resultado mais eficaz; baixo custo; tempo de realização reduzido.
Desvantagens: dificuldade para a presença de todos os stakeholders; falta de ideias externas.
3. Brainstorming: Utilizado normalmente após workshop e serve para apresentar o problema para um grupo especifico solicitando a solução.
Vantagens: Varias pessoas pensam melhor e podem chegar a conclusões mais facilmente; facilita desinibição de ideias.
Desvantagens: Dificuldade de disponibilidade de todos para a realização da tarefa.
4. Questionários: É diferente da entrevista e é direcionado para um grande numero de pessoas, são questões por escrito e o objetivo é ter ponto de vista variado sobre a mesma questão.
Vantagens: