Tecnicas de laboratório
1. Normas para a elaboração de relatórios
Os relatórios das experiências deverão ser entregues na data marcada.
A elaboração de relatórios é um procedimento bastante corriqueiro durante o exercício de qualquer profissão técnico-científica e, em certos casos, essa habilidade chega a ser usada como uma medida de capacidade profissional. Ser um bom profissional envolve também saber transmitir bem, escrita ou oralmente, os resultados de um trabalho. É praxe redigir relatórios de uma forma impessoal, utilizando-se a voz passiva ou ativa no tempo passado, pois se relata algo que já foi feito. Ex: foi pesado ou pesou-se 50 g de sulfato de cobre (ao invés de eu pesei.....) Outro aspecto muito importante é ter sempre em mente que as pessoas que, eventualmente, lerão o relatório poderão não ter tido nenhuma informação prévia sobre aquilo que está sendo relatado. Isso significa que o relato do que foi feito deve ser detalhado, cuidadoso e meticuloso, de modo que qualquer pessoa que leia o relatório consiga, efetivamente, entender o que foi feito e como.
Os relatórios devem ser realizados conforme o seguinte modelo:
Capa do relatório: na capa do relatório deve constar: nome da Instituição, do curso e da disciplina; título da experiência; nome do aluno; turma; nome do professor da disciplina; local e data de realização do experimento.
Introdução: neste item, o trabalho experimental realizado é colocado no contexto apropriado e relacionado com o conhecimento científico em geral (o que já existe publicado), conduzindo o leitor gradativamente aos objetivos do experimento. Deve-se descrever qual o método (ou métodos) utilizado(s) e quais os princípios fundamentais em que esse(s) método(s) se baseia(m). Para tanto, faça consultas à bibliografia adequada (livros ou artigos científicos publicados em revistas indexadas. Não serão aceitos sites livres da internet). Neste caso, as