Técnicas de laboratório
Objetivos: Estudar a ocorrência de reações químicas.
Procedimentos:
Introdução:
Todos os experimentos em Química envolvem algumas operações básicas, chamadas de operações unitárias, que consiste em realizar uma operação através de uma técnica simples. Em geral num procedimento para realização experimental estas etapas não são explicadas, pois são tidas como de conhecimento já pré-adquirido.
O objetivo geral deste experimento é identificar algumas das vidrarias mais usuais no laboratório e executar algumas das operações básicas com estes materiais, tais como pipetagem, decantação, filtragem.
Materiais:
2 Béqueres de 50 mL ou 100 mL
1 Funil analítico (de haste longa)
1 Aro para funil
1 Proveta de 25 mL ou 50 mL
1 Bastão de vidro
1 Espátula
1 Pipeta de 10 mL
1 Pipeta Pasteur
Pisseta com água deionizada
Solução de fenolftaleína 1% (m/v)
Solução de sulfato de cobre 0,05 mol
L-1
Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol
L-1
Carvão ativo
Papel de filtro
Experimental:
1. Pipete 10 mL de uma solução de sulfato de cobre 0,05 mol L-1 e transfira-a para um béquer (béquer 1), e observe a coloração.
2. Em uma proveta, coloque 25 mL de solução de NaOH (hidróxido de sódio) 0,1 mol L-1, e adicione 3 gotas de fenolftaleína. Observe a coloração após a mistura.
3. Transfira o conteúdo da proveta para o béquer contendo o sulfato de cobre; agite com o auxílio de um bastão de vidro. Anote suas observações.
4. Deixe a mistura decantar. Anote suas observações.
5. Filtre a solução com funil comum e algodão. Observe e anote a coloração do precipitado e do filtrado. Transfira o líquido filtrado para um béquer (béquer 2).
6. Adicione à solução resultante da filtração (filtrado) uma ponta de espátula de carvão ativo, agite a mistura e filtre por gravidade em funil e papel analítico, coletando o filtrado