Tecnicas de direção
Direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas.
Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação a ser dada às pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação. Para dirigir os subordinados, o administrador-em qualquer nível da organização no qual esteja inserido-precisa comunicar, liderar e motivar. A maior parte do tempo do administrador é aplicada em comunicação, liderança e motivação de pessoas.
Como não existem empresas sem pessoas, a direção constitui uma das mais complexas funções administrativas pelo fato de envolver orientação, assistência à execução, comunicação, liderança, motivação, gestão de conflitos, enfim todos os processos pelos quais os administradores procuram influenciar os seus subordinados para que se comportem de acordo com as expectativas e consigam alcançar os objetivos da organização.
Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar instruções sobre como executa-los.Como tempo é dinheiro quando se fala em negócios,a má interpretação de solicitações, relatórios ou instruções pode provocar elevados custos. O bom executivo é aquele que sabe explicar as coisas às pessoas para fazê-las bem e prontamente.
A direção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador; nela precisa ajustar-se à cultura da empresa.
Seguem algumas definições de direção:
-CHIAVENATO,Idalberto.Administração para administradores e não administradores:a gestão de negócios ao alcance de todos.-São Paulo:Saraiva,2008,pg 13
“Direção é a função administrativa que envolve o uso de influência para ativar e motivar as pessoas a alcançar os objetivos organizacionais, envolve relacionamento, interação, influenciação, liderança, comunicação e motivação das pessoas para que desempenhem as tarefas essenciais ao negócio.”