Deficiencias
24/09/2011 - Profª. - Celina Bittencourt de M. Campos.
Módulos: I. Habilidades anteriores. Bengala. II. Técnicas de auto-proteção. III. Técnicas com utilização da bengala. IV. 4Mobilidade em ambientes externos.
I - Habilidades anteriores. Bengala.
1 - Objetivos.
Tornar o aluno cego capaz de: * Caminhar com eficiência e segurança com um guia vidente. * Utilizar naturalmente pistas não verbais. * Desenvolver habilidades para a locomoção independente.
2 - Técnicas do guia vidente. * Com o dorso da mão, o guia toca o braço da pessoa cega; * Esta segura o braço do guia, logo acima do cotovelo; * A pessoa cega mantém-se meio passo atrás do guia.
Em geral, pessoas cegas acima de 1,78 m seguram a pessoa que as guia pelo ombro para maior conforto das mãos e braços.
Estabelecendo contato com o guia. * Um estímulo verbal pode ser uma indicação da posição do guia; * A pessoa cega, num movimento horizontal do antebraço, com a mão relaxada, busca um contato com o guia; * Com este ponto de referência, o cotovelo é localizado, assumindo a posição adequada.
3 - Dando meia-volta, em pequeno espaço. * o guia, verbalmente, indica à pessoa cega que é necessário dar meia volta; a pessoa cega solta o braço do guia, ambas dão meia -volta; * Estabelece-se o contato novamente, com a pessoa cega segurando o braço oposto ao que segurava.
4 - Transferência de lados. * O guia fornece uma indicação verbal para transferência de lados; * A pessoa cega coloca sua mão livre logo acima de onde segura o braço do guia, com os dedos na direção do braço oposto do guia; * Solta a mão que segura o braço do guia, caminhando em direção ao outro braço, sem perder o contato; * Segura apropriadamente o outro braço do guia.
5 - Passagem estreita. * O guia move seu braço para trás, em direção ao meio de suas costas; * A pessoa cega transfere-se para trás do guia, estendendo