tecnica de calcar luvas
Prof. Jorge Luiz Lima
1-Introdução
Muitos surtos de infecções nas instituições de cuidados de saúde são preveníveis com o uso adequado de luvas
Por meio da reflexão crítica, o enfermeiro pode evitar que a infecção se desenvolva ou dissemine, minimizando os tipos e o número de microorganismos transmitidos para os locais potenciais para infecção. A lavagens das mãos é um das medidas que o enfermeiro deve utilizar para controlar a disseminação de microorganismos. Objetivos:
-Prevenir e infecção
-Evitar infecção cruzada
- Assegurar ao cliente segurança e bem estar, diminuindo o risco de infecção hospitalar
TÉCNICA DE LAVAGEM DAS MÃOS
1- Retirar relógio e jóias;
2- Abrir a torneira, molhar as mãos, lavar o sabão (se for de barra) e a torneira;
3- Enxaguar a torneira com o auxílio de uma das mãos em concha, fechando-a a seguir;
4- Ensaboar as mãos mantendo-as mais baixas que os cotovelos; 5- Friccionar as mãos por aproximadamente 30 a 60 segundos, atingindo: palma, dorso, espaços interdigitais, articulações, polegares, punhos, unhas e extremidades dos dedos; 6Enxaguar as mãos, de modo que a água corra do punho para os dedos, retirando totalmente o resíduo do sabão; 7- Fechar a torneira com o auxílio de papel toalha.
Utilização de luvas estéreis
As luvas estéreis são uma barreira adicional a transferência de bactérias. Os enfermeiros utilizam o enluvamento não são só no centro cirúrgico, mas em qualquer setor que seja realizado um procedimento estéril.
É responsabilidade do enfermeiro verificar o tamanho da luva que mais se ajusta ao uso pessoal de cada funcionário da seção, tentando mante-las sempre prontas ao uso. As luvas variam de tamanho, que vai de 6,0 a 8,5.
Deve ser grande o bastante para serem colocadas com facilidade, mas pequenas o suficiente para não ficarem folgadas, dificultando a destreza manual.
Embalagem
Abrindo a embalagem
Embalagem interna
Abrindo a