higiene corporal
Higiene corporal é um conjunto de medidas que asseguram a limpeza do corpo, em geral, e que exige alguns cuidados especiais em certas zonas corporais. A higiene tem por objetivos principais: preservar a integridade do corpo, prevenção de doenças, infecções, na medida em que proporciona ao paciente alcançar o bem-estar físico (conforto, relaxamento) e psíquico, elevando a auto-estima. A higiene corporal é uma necessidade humana básica da maior importância, tanto para pessoas saudáveis quanto para doentes que necessitam de repouso absoluto, ou seja, que estão sem capacidade para se locomover. O fato de um indivíduo estar doente pode levar a uma diminuição da resistência às infecções e, o fato de estar em um ambiente hospitalar, onde a presença de bactérias patogênicas é comum, acarreta risco constante de adquirir uma infecção.
Segundo SOUZA (1978), a limpeza da pele durante uma doença é mais importante do que no estado normal. A pessoa confinada no leito está privada do exercício físico, que serve para estimular a circulação. Os procedimentos de higiene estimulam a circulação, substituindo o exercício, um dos fatores essenciais na manutenção da saúde, além de conservar o paciente sempre limpo e confortável.
A higiene do paciente é de responsabilidade da equipe de Enfermagem, em que deve considerar a força, as condições e o grau de dependência do paciente. Segundo FURST (1977), HORTA (1995) e ARAÚJO (1980) enfatizam que a higiene corporal, além de oferecer à Enfermagem uma de suas maiores oportunidades para conhecer seu paciente, identificar seu estado emocional e suas necessidades, possibilita também verificar as condições da pele, as áreas que estão sofrendo pressão, o que pode ocasionar úlceras de decúbito (escaras), além de ouvir queixas de dores e desconforto.
A hospitalização é uma excelente oportunidade