Especificação de Materiais
A Especificação de Material é a tradução escrita da necessidade de uma compra, podendo a solicitação, ser oriunda da área de produção, manutenção, operação ou administrativa.
Como vemos, todo o processo produtivo está envolvido, daí a responsabilidade de uma boa especificação ser de grande importância para a empresa.
Características de uma especificação.
A especificação de material é composta por: - Nome básico- Título principal do material, este deve ser analisado quanto a informações contidas em normas técnicas, porém em muitos casos usa-se o nome comercial, tendo-se o cuidado de eliminar estrangeirismos ou nomes vulgares oficializados nos balcões de comércio ou oficinas mecânicas. Exemplo: Ypê – nome básico “Detergente líquido”. Pampers – nome básico “Fralda Descartável” Xbox 360 - nome básico “ Vídeo Game” Nota: Em alguns casos o nome comercial tomou conta do mercado, como:
Isopor - marca registrada da BASF ( espuma de poliestireno)
O nome básico, deve ser analisado para que não tenhamos surpresas no recebimento, onde acontece fatos, como:
Pedido: Manilha de 3 polegadas (solicitado para cabos de aço)
Recebido: Manilha de 3 polegadas para uso em escoamento de esgoto.
Encontramos maiores problemas na área de manutenção, pois os equipamentos, em sua maioria importados, foram traduzidos do inglês para o português ou em produtos oriundos da Europa ou do Oriente, foram traduzidos do alemão/ japonês/chinês para o inglês e depois para o português, de forma grosseira em muitos casos.
Vejamos que a palavra Bearing = rolamento, entretanto, tudo que desliza em forma cilíndrica torna-se um rolamento, porém a tradução seria eixo deslizante ou rolamento, conforme a construção da peça.
Nota importante: - A padronização do nome básico no âmbito da