Teclogia
Quality of Service (QoS) refere-se a capacidade de uma rede prover serviços diferenciados (com qualidade) a um deteminado tipo de tráfego, em várias tecnologias tais como: Frame Relay, Asynchronous Transfer Mode (ATM), Ethernet and 802.1 networks, SONET, e redes.
O conceito de Qualidade de Serviço serve para mensurar a qualidade dos serviços oferecidos por uma rede de comunicações; A qualidade de serviço da rede depende das necessidades da aplicação; A QoS envolve aspectos relacionados à própria percepção do usuário, aos requisitos das aplicações e aos recursos disponíveis no sistema, seja no equipamento do usuário ou na rede em si.
QoS tem relação ainda com questões organizacionais e administrativas, como segurança, privacidade, contabilidade, política de preços dos serviços, estabelecimento e monitoração de contratos de serviços e grau de disponibilidade da rede.
Há parâmetros que caracterizam as necessidades de cada fluxo:
◦ Vazão: a quantidade efetiva da informação transmitida pela fonte que chega ao destino; ◦ Latência ou atraso: tempo decorrido desde a geração de uma mensagem pelo emissor na extremidade de uma conexão até seu recebimento pelo receptor na outra extremidade; Latência – tempo usado para equipamentos; Atraso – mais usado para transmissão de dados. ◦ Jitter (ou flutuação do atraso): é a variação no tempo e na seqüência da entrega das informações devido à variação no atraso da rede ◦ Confiabilidade; ◦ Taxa de erros; ◦ Largura de banda.
As necessidades relativas a QoS variam de acordo com a natureza da aplicação
Superdimensionamento – Uma forma fácil de obter Qos, porém muito cara, onde se disponibiliza recursos muito além do necessário, como largura de banda, espaço em buffers e capacidade nos
roteadores.
Moldagem de tráfego – (Traffic Shaping) - Método que regula a taxa média de transmissão de dados, semelhante ao armazenamento em buffers, porém no lado do