Fontes de energia brasileira
A Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. O petróleo faz parte de diversos produtos do nosso dia-a-dia. Além dos combustíveis, ele também está presente em muitos outros itens do cotidiano humano. Apesar de o petróleo ser a mais popular das fontes de energia conhecidos do homem nos dias de hoje, a Petrobrás também se mantém focada nas pesquisas por energias renováveis que levam ao desenvolvimento sustentável. Em paralelo, há o desenvolvimento de técnicas de obtenção de energia na força dos ventos, nos raios solares, nos rios e no hidrogênio combustível, além dos Biocombustíveis.
A fontes de energia da Petrobrás são sete: Petróleo, Gás Natural, Biocombustível, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Hidrica, e Hidrogênio Combustível.
Petróleo:
Principal fonte de energia do mundo moderno, no Brasil está presente em sua maioria em campos marítimos e em lâminas d´água com profundidade maiores do que de outros países produtores. Encontrar petróleo nesses locais exigiu tecnologia e projetou a empresa como referência mundial no setor. Hoje o pré-sal levou o Brasil a uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial das próximas décadas.
Gás Natural:
O gás natural é empregue diretamente como combustível, tanto em indústrias, casas e automóveis. É considerado uma fonte de energia mais limpa que os derivados do petróleo e o carvão. Nos últimos anos, o consumo do gás natural tem aumentado em todo o mundo. Entre as suas vantagens estão a baixa emissão de dióxido de enxofre e de resíduos do processo de combustão presentes na fumaça.
Biocombustível:
Os biocombustíveis são produzidos a partir de fontes renováveis, como biomassa e produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas e gordura animal. Os biocombustíveis apresentam muitas vantagens ambientais. Entre elas estão a