Teclado
Art Musical
Apostila de Teclado (Módulo I)
Instrutor: Eduardo Venicius
Apresentação
Amigo músico,
Com o desenvolvimento das formas musicais, envolvendo um universo de sons, estilos e ritmos, cada mais vez torna-se indispensável ao estudante de música o aprendizado de novas técnicas para o aprimoramento de sua musicalidade, independendo do instrumento musical que na qual é o seu objeto do seu estudo.
O aperfeiçoamento musical deve seguir em escala crescente, com inovações, improvisações, e, acima de tudo, objetivando o enriquecimento da cultura musical.
Numa divisão simples, pode-se dividir a música em três partes:
* Melodia: De forma simples, é o que é cantado. Tecnicamente, uma seqüência de sons sucessivos.
* Harmonia: É o acompanhamento da melodia através de acordes.
* Ritmo: É a combinação de sons dentro de um compasso, que junto com a harmonia, irá dar sustentação à melodia.
Este trabalho tem como finalidade o aperfeiçoamento da harmonia, de forma simples e prática, visando unicamente estudantes de teclado e piano.
Conhecendo o Seu Instrumento
O teclado
O teclado é um dos instrumentos mais utilizados atualmente, por causa da sua grande flexibilidade e diversas finalidades no mundo da música. Com um simples teclado pode-se dispensar o acompanhamento básico de outros componentes de um grupo musical (baterista, guitarrista, contrabaixista, etc.).
Tipos de teclados
Sintetizadores
Possuem vários timbres (sons) que na qual podem ser editados (alteração de freqüências, modulação, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons).
Teclados com acompanhamento automático
São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda pode-se sintetizar estes