tecidos
É uma Matéria Prima Natural extraída do "tronco", ou melhor, do "caule" da Bananeira. Além da fruta que a gente adora, o tronco pode ser aproveitado e até as folhas também são usadas na Culinária e em Decorações de Eventos e Manifestações Culturais. Foto do Bananal Foto do tronco cortado
Uma curiosidade sobre o corte do tronco, é que ele deve ser feito sempre no período da lua minguante, para que o tronco absorva menos liquido do solo e apresente maior facilidade no manejo.
Foto da extração da fibra de bananeira
O processo de extração da fibra do tronco da bananeira é feito de maneira totalmente artesanal. Inicialmente pelo desmembramento das calhas que formam o caule, depois pela separação das partes das bainhas que caracterizam os cinco tipos de fibra (renda, fibra mole, fio ou filet, externa e casca).
Foto da secagem ou desidratação da fibra
À medida que as partes das fibras são separadas, elas devem ser lavadas com água e colocadas em exposição ao sol pelo período necessário para cada tipo de fibra. Também existem processos de secagem que utilizam estufas e outros meios. As fibras ficam armazenadas em local seco e arejado, protegidas da umidade. O tronco também pode ser processado e utilizado para a confecção do Papel Artesanal e na elaboração de móveis sustentáveis.
Artesanatos feitos com Fibra de Bananeira
Com a fibra da bananeira você pode fazer chapéu de praia, bolsas, tapetes e muitos objetos de decoração: como abajur, caixas e muito mais.
Moveis feitos com fibras de Bananeira