TECIDOS
Tecidos são grupos de células especializadas para determinado tipos de ações, que os vegetais possuem. Tecidos são grupos de células especializadas para determinado tipos de ações, que os vegetais possuem. Os tecidos são divididos em:
Tecidos meristemáticos que são aqueles que apresentam células indiferenciadas e que formam os meristemas apicais e laterais;
Tecidos adultos: derivam de meristemas tem células diferenciadas. São os tecidos de condução, sustentação, revestimento e os parênquimas. Os tecidos adultos dividem-se em:
• Tecidos Meristemáticos: os tipos de células que compõem uma planta tiveram a partir de tecidos meristemáticos, formados por células que têm uma parede primária fina, pequenos vacúolos e grande capacidade de realizar mitose. Os meristemas classificam-se em: o Primário: é formado por células embrionárias, citoplasma e núcleo volumoso; ao se multiplicarem, promovem o crescimento longitudinal dos vegetais. Está localizado no ápice do caule e dos ramos e numa posição subterminal nas raízes. Está divido em:
- Dermatogênio: origina a epiderme.
- Periblema: origina os tecidos da casca.
- Pleroma: origina os tecidos do cilindro central.
o Secundário: é constituído por células que readquiriram a capacidade de divisão celular. Diferem das células do meristema primário pela presença de grandes vacúolos no citoplasma. Está localizado na casca e no cilindro central das dicotiledôneas e gimnospermas com mais de um ano, após a formação. Na casca encontramos o felogênio, uma subdivisão do meristema secundário que forma, para fora dela, um tecido de revestimento morto, chamado súber ou floema. Para dentro da casca, o felogênio forma um tecido vivo, chamado feloderme. No cilindro central, o cambio forma os tecidos de condução secundários, chamados floema e xilema. O crescimento secundário é uma característica das gimnospermas e dicotiledôneas, sendo raro nas monocotiledôneas.
•