tecidos anexos
Espinhos
É mais comum do que se pode imaginar fazer confusão entre acúleos e espinhos, ambos são estruturas pontiagudas e rígidas (na maioria das vezes, pois vemos que nem todos os espinhos são assim). No entanto a semelhança é apenas externa. Internamente os acúleos são considerados estruturas enrijecidas pelo acúmulo de lignina ou ainda de outras substâncias inorgânicas depositadas aleatoriamente ali. De forma que quando se retira um acúleo, de maneira mais fácil do que quando se retira um espinho, o que se percebe é apenas uma injúria que deixa uma cicatriz no lugar de onde foi retirado. O mesmo não acontece com os espinhos, uma vez retirado causam danos ao vegetal e no lugar é possível notar um resquício de seiva circulante. Os acúleos podem ser observados facilmente nas rosas.
Néctar
O que e : Néctar é o nome da solução açucarada produzida pelas plantas no interior de uma estrutura secretora chamada nectário. Desde os tempos de Aristóteles, no século 4 a.C., já se sabia que as abelhas coletavam uma substância adocicada produzida pelas flores e que a estocavam em suas colmeias. Naquela época, porém, ainda não se fazia distinção entre néctar e mel.
A produção de néctar depende de vários fatores, entre os quais:
- hora do dia - pois há maior quantidade pela manhã e das 15h até o anoitecer;
- temperatura - quanto mais elevada, melhor, sendo a produção de néctar inibida com temperaturas mais baixas ou quando ela sofre quedas bruscas, bem como durante a noite;
- umidade do solo - pois quando ela cai, a produção de néctar diminui;
- umidade relativa do ar - quanto maior, melhor;
- idade dos nectários - porque eles só começam a produção do néctar quando os estames estão maduros.
Curiosidades do néctar tem um grupo que se chama néctar
Curiosidade do látex existe um programa de computados chamado.
OBSERVAÇÃO
Néctar Evitar a destruição de folhas, que são as responsáveis pela realização da fotossíntese, assegurará a produção do