Tecido
Para entendermos melhor à respeito do tecido sanguíneo é preciso saber que a corrente sanguínea é encarregada de todo o transporte à longa distância do sangue, que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma e tem várias funções, tais como: defesa, nutrição e oxigenação. A circulação sanguínea é dividida em circulação arterial e circulação venosa, e é composta por capilares, vasos, artérias (O2) e veias (CO2). Onde em uma pessoa adulta, o sangue corresponde à mais ou menos 5 litros.
O sangue (originado pelo tecido hemocitopoiético) é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parte amorfa. Os constituintes celulares são: glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos); glóbulos brancos (também chamados de leucócitos).
Constituição:
Elementos figurados: eritrócitos (44%), leucócitos (1%) e plaquetas. Representa 45% do volume sangüíneo.
Plasma: líquido intercelular que confere ao sangue suas propriedades líquidas. Constituído de água, sólidos (substâncias orgânicas, incluindo proteínas (fibrinogênios, globulinas e albuminas) e outros componentes; substâncias inorgânicas; gases; hormônios). Representa 55% do volume sangüíneo. O soro representa o plasma do qual foi retirada, pelo processo de coagulação, a proteína fibrinogênio.
Volume sangüíneo: Num adulto normal é de 5000ml, sendo maior no homem do que na mulher.
Hematócrito: Percentagem de glóbulos vermelhos no sangue. Essa determinação pode ser obtida pela centrifugação de uma amostra de sangue num tubo de ensaio. Valores normais: Homem (40-45%); Mulher (35-40%).
A parte Líquida, chamada de plasma ou soro, representa 55% do sangue, sendo que do seu total, 90% é água, o restante são nutrientes como: glicose, lipídios e aminoácidos: íons; anticorpos; hormônios; enzimas; Fibrinogênio (Ptn); e materiais de excreção como: