tecido
Ciências biológicas
Vila velha
Novembro 2013
Tecido conjuntivo.
O tecido conjuntivo caracteriza-se morfologicamente, por apresentar diversos tipos de células, separadas por abundante material intercelular sintetizado por elas. As fibras do conjuntivo são de três tipos principais: colágenas, reticulares e elásticas. O tecido conjuntivo origina-se do mesênquima. As fibras de colágeno são as mais frequentes do tecido conjuntivo. No estado fresco são brancas, conferindo essa cor aos tendões. As fibras de colágeno são birrefringentes, pois são constituídas por moléculas alongadas e paralelas.
Os colágenos constituem uma família de proteínas, constituído por diversos tipos de células que se distinguem por suas cadeias alfa, propriedades físicas, morfologia, distribuição dos tecidos e funções. Mais de uma dúzia já foi descrita porem os tipos I a V e XI são os mais frequentes.
As fibras reticulares são formadas por colágeno tipo III associado e elevado teor de glicídios. As fibras reticulares formam o arcabouço dos órgãos hemopoeticos (baço, linfonados,medula óssea vermelha etc.). Além disso, formão redes em torno das células musculares e das células de muitos órgãos epiteliais, como, por exemplo, o fígado, o rim e as glândulas endócrinas.
As fibras elásticas se distinguem com facilidade das de colágenos por esta não apresentar estria são longitudinal e por serem mais delgadas. Tem uma coloração amarela e sede facilmente mesmo a mínima tração, porém voltam à forma original. Rapidamente e se modificações. O componente principal das fibras elásticas e a proteína elastina muito mais resistente à proteína estrutural do colágeno. (L.C. Junqueira & José Carneiro 8-edicao-1995)
Epiderme derme e seus anexos embrionários.
Epiderme: é o tecido epitelial superficial derivado do ectoderma da superfície.
Derme: é a camada mais profunda, composta de tecido conjuntivo denso não modelado, derivado do