Tecido nervoso
Os neurônios são células nervosas formadas por um corpo celular que contém um núcleo e um nucléolo e do qual partem prolongamentos: os dendritos e o axônio, que são seus constituintes morfológicos. Os Dendritos são prolongamentos especializados na função de receber estímulos do meio ambiente, de células epiteliais, sensoriais e de outros Neurônios. O corpo celular ou pericário é o centro trófico da célula e também é capaz de receber estímulos. O axônio é um prolongamento único e específico na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares). De acordo com o número de prolongamentos, os neurônios classificam-se em:
Neurônios Multipolares: São os neurônios mais comuns; apresentam mais de dois prolongamentos.
Neurônios Bipolares: Apresentam dois prolongamentos.
Neurônios Pseudo-Unipolares: É o neurônio considerado falsamente unipolar. Tem bifurcação em T. Apresenta uma projeção que se divide em duas diferentes.
Quanto à função, os neurônios sao divididos em:
Neurônios Motores: Controlam os órgãos efetuadores: glândulas e fibras musculares. É responsável por enviar a informação do encéfalo para o órgão que vai efetuar a resposta (motricidade, movimento...).
Neurônios Sensitivos: Recebem estímulos sensitivos internos e externos. Leva ao cérebro informações táteis, térmicas, dolorosas.
Interneurônios: Estabelecem conexões entre os neurônios. Estão presentes exclusivamente no encéfalo.
Glia ou Neuroglia são células com funções próprias que são encontradas no SNC. Elas fornecem um microambiente adequado para os neurônios e desempenham funções de acordo com sua especialidade. Se dividem em:
Oligodendrócitos: São células que produzem as bainhas de mielina nos neurônios do SNC;
Astrócitos: São células de forma