Gerenciamento de rotinas e serviços
A Secretária é um dos elementos fundamentais para o processo administrativo, isto porque todas as informações importantes passam por suas mãos, assim como o planejamento e gerenciamento das rotinas do escritório. Para ser uma secretária precisa-se muito mais do que uma boa aparência, pois esta profissional assume várias responsabilidades, assessorando o executivo, gerenciando o fluxo de informações e executando tarefas diárias que podem ou não ser delegadas a subordinados.
A função da secretária está num processo dinâmico de transformação, porque todo o perfil empresarial está mudando e exigindo uma nova postura profissional, extremamente polivalente e, que não mais renda-se a alguns estereótipos como vestir-se bem, ganhar bem, ter poder. Por esta razão, a secretária pode atuar em vários ramos de atividade de este a assessorar em empresas de grande porte, escritórios de advocacia até clínicas. Em 1935 o termo secretária foi oficializado para designar a profissional, cuja principal ferramenta de trabalho era a máquina de escrever, e que não mais poderia ser designada como datilógrafa. Aumentando o número de tarefas, os chefes perceberam que poderiam delegar mais as suas secretárias, começando assim, a exigir maiores conhecimentos. Atualmente, a atuação profissional é bem mais abrangente que no passado, as secretárias vêm ganhando mais espaço nas empresas, pois os chefes desempenham outras funções e delegam tarefas que antes não lhes eram atribuídas, e por isso vem merecendo maior atenção empresarial como afirma Garcia:
“A profissão da secretária vem merecendo a atenção da área empresarial por se tratar de uma profissão facilitadora, que segue os princípios da administração empresarial: tomar decisões, solucionar conflitos e trabalhar em equipe”. Separar fatos de opiniões, pensamentos de sentimentos e aplicá-los, levando em conta as consequências das ações escolhidas. Desenvolver habilidades de comunicação, como saber ouvir e perguntar, expressar-se