Tecido nervoso
Células do tecido nervos É composta por neurônios e pelos gliócitos.
Neurônio
São células especializadas na condução de impulsos elétricos. O corpo celular é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas, como mitocôndrias, que irão produzir algumas substâncias importantes e energia para o funcionamento correto da célula. Pequenas ramificações saem do corpo celular, o axônio e os dendritos. Os dendritos conduzem os impulsos nervosos para o corpo celular, enquanto o axônio conduzem esses impulsos para fora do corpo celular.
Classificação morfológica dos neurônios Os neurônios podem ser classificados em três tipos: multipolares, bipolares e pseudounipolares. A diferença desses neurônios são o número e o arranjo de suas neurofibras. Neurônios multipolares estão presentes no encéfalo e na medula espinal, apresentam vários dendritos e é o tipo de neurônio mais comum. Neurônios bipolares localizados em posição oposta ao axônio, apresentam apenas um dendrito, são responsáveis pela transmissão das informações sensoriais ao SNC. Neurônios pseudounipolares estão presentes em certos gânglios nervosos, apresentam apenas uma neurofibra que se dividem em duas: um dendrito e um axônio, e levam informações de sensores da pele ao SNC.
Classificação fisiológica dos neurônios Os neurônios podem ser classificados em sensitivos, motores e associativos. Neurônios sensitivos são responsáveis por conduzir impulsos nervosos de órgãos dos sentidos e de células sensoriais para o SNC. Neurônios motores são responsáveis por conduzir impulsos do SNC para os órgãos que efetuam a resposta, geralmente músculos e glândulas. Neurônios