Resumo Geociencias
Ana Paula Rodrigues Belo1 Jardel França1 Pamela Juliane dos Santos Oliveira1 Rosangela de Andrade Monteiro1 Raul Batista de Carvalho Junior 1 Olavo Bilac Quaresma de Oliveira Filho2
1 Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais (UEAP).
2 Prof. Me. Curso de Ciências Naturais (UEAP)
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um resumo das unidades apresentadas em sala de aula dos temas Metamorfismo; Intemperismo e Rochas Sedimentares; Estratigrafia e Tempo Geológico. Abordaremos os principais pontos desses temas, assim como suas principais características e seus principais fenômenos na natureza.
2 METAMORFISMO
2.1 CONCEITO E DEFINIÇÃO
Metamorfismo é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Esses processos envolvem transformações sofridas pelas rochas, quando submetidas ao calor/temperatura e à pressão do interior da Terra.
Pode-se definir também como um conjunto de processos ao qual se atribui modificação ou alteração na natureza de uma rocha após a sua consolidação.
2.2 OS ESFORÇOS TECTÔNICOS MODIFICAM A ARQUITETURA DAS ROCHAS
A textura da rocha metamórfica é determinada pelos tamanhos, formas e arranjos de seus cristais constituintes. O campo dos processos metamórficos é delimitado pelos processos diagenéticos de baixa temperatura e por outro lado pelo início da fusão das rochas a altas temperaturas.
Os processos metamórficos ocorrem em geral associados a processos tectônicos, esses processos provocam modificações nas condições físico-químicas às quais os protólitos estavam submetidos, o que conduz ao reequilíbrio dessas rochas através de reações metamórficas, que modificam a composição mineralógica e promovem reorganização estrutural e textural.
2.3 TIPOS DE METAMORFISMO
Os fatores que controlam os processos metamórficos são natureza do protolito, a temperatura e a pressão durante o processo de